Há dois dias publiquei um status no LinkedIn com o seguinte texto:
“Meu tempo de recolocação foi de 83 dias. Durante estes dias eu andava 5Km pela manhã, visitei amigos e fiz bolos, e dedicava 2 horas por dia entre o LinkedIn e oVagas.com. Adicionei muitas pessoas e me apresentei a todas elas, com um texto eficaz e bem curto. O resultado: Mais de 1000 visualizações de perfil no período, mais de 300 currículos enviados e 7 entrevistas. O LinkedIn é ótimo, fiquem atentos, tenham paciência, e caso desejem se apresentar por ele, sejam breves, as pessoas não têm tempo para textos longos e currículos repetitivos. Boa Sorte, Fé, Foco!”
Foi um boom no meu perfil.
Todos gostariam de saber como é o texto, a abordagem, etc…
Decidi escrever esta publicação e informar mais detalhes o passo a passo:
Comece pelo seu perfil:
Escolha um bom título. Ex: Analista / Especialista de ______ / Gestor de ____________.
Caso deseje inserir “Em busca de recolocação / Em transição / Avaliando propostas” insira-os como complemento ao cargo, nunca sozinhos!
Cargos assim abrangem mais. Quando escreve gestor representa que você é líder ou já foi em alguma área. Quando escreve analista abrangem funções operacionais. Especialista quer dizer que você tem uma carreira dedicada a algum conhecimento especifico.
Em caso de dúvidas em que carreira seguir, leia mais sobre carreira em Y. Alguns recrutadores podem te questionar sobre sua tendência a liderança ou especialidades.
http://www.guiadacarreira.com.br/carreira/o-que-e-carreira-em-y/
Detalhes suas atividades em suas funções.
Depois de um perfil alterado, adicione as pessoas:
Medite sobre sua área de atuação e/ou as áreas que deseja atuar e empresas que deseja trabalhar. Procure em todas elas pessoas como gestores (gerentes, coordenadores, lideres), analistas de RH (RS, headhunters). Quando o retorno for positivo, responda um uma frase de impacto.
Ex: (Nome) Bom dia (tarde)! Obrigada por me adicionar! Sou (Analista / Especialista de ______ / Gestor de ____________) com experiência em (descreva a área que atua ou tem expertise) de X tempo. Caso tenha interesse, tenho recomendações e estou à disposição! Grata!
Só cite que tem referências se realmente tiver. Recomendações no LinkedIn não são referências, há muitas empresas que querem ligar e conversar com seus antigos gestores, subordinados e pares.
Publique textos relevantes para sua área. Não confunda LinkedIn com Facebook. Tenha uma foto decente.
Obtive retornos e solicitação de CVs. Agenda de entrevista e ligações.
Aguarde o retorno e tenha paciência”.
“Boa Sorte!! Confie em Deus. Ele vive e abre portas nas nossas vidas! Deus tem o melhor para nós. O momento de espera pode ser vivido de duas formas: Com ansiedade ou com aprendizado; A ansiedade nos impede de ver o aprendizado, já o Aprendizado nem nos lembra da ansiedade, aproveite e aprenda mais de si mesmo e de Deus”!